quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Ethereal / Dark Ambient


ETHEREAL

A música Ethereal é uma mistura de música clássica, folk, pop, soul e uma pitada de eletrônico. É um estilo ligado ao Neo clássico, a música medieval e ou Darkwave. Surgiu nos anos 80, mas recebeu o nome pelo qual o conhecemos hoje nos anos 90, quando o selo Hyperium lançou a coletânia "Heavenly voices".
As nuances do Ethereal vão desde brilhantes e ensolaradas, até melâncolicas e obscuras. O vocal apresenta influencias eruditas, especialmente do canto lírico, o que nos leva ao fato de quase todos os vocalistas de bandas ethereal serem mulheres. Quanto ao instrumental é caracterizado especialmente por apresentar guitarras, alaúdes, sintetizadores, flautas antigas, etc...

Algumas bandas do gênero: Dead Can Dance, This Mortal Coil, Cocteaus Twins, Lycia, Strange Boutique, Faith and The Muse, Ataraxia, Qntal, Slowdive, The Moon Seven Times, Bel Canto, Sigur Rós, L'Orchestre Noir, Autumn's Grey Solace, entre outras que se alguem souber por favor liste aqui. Eu tenho mais nomes aqui, mas se alguem quizer é só me pedir.




DARK AMBIENT

O Dark Ambient é a junção da música ambiente com a música industrial. Surgiu do interesse de produtores e Djs que se voltaram para o som feito por Brian Eno (inventor da música ambiente) nos anos 90.
É um gênero musical, que além de incorporar elementos da música ambiente como jazz, noise, new age, música clássica e música eletrônica, também possui um carater amorfo e sufocante. Violinos, sinos e sons da natureza, todos fundidos apresentando muitas vezes um espécie de "tristeza passiva".

Algumas bandas do gênero:
Biosphere, Lustmord, zoviet*france, Lull, Final, Scanner, Thomas Köner, Paul Schütze, Tetsu Inoue, Pete Namlook, Dargaard, Elend, Autumn Tears, entre outras.

Pra quem gosta de vocais líricos ai está um ótima sugestão, que além de ser um estilo musical muito agradável é também muito apreciado dentro da cena Gótica/DarkWave.

Nenhum comentário: